l Meninas em Foco: Cutículas bonitas sempre: passo-a-passo!
0

Cutículas bonitas sempre: passo-a-passo!

passo-a-passo-cuticulas-em-casa-cuidados


Quero ser bem detalhista e, mesmo não sendo nenhuma “mestre” no assunto, posso garantir que me viro bem e minhas unhas e cutículas estão sempre em ordem e, o melhor de tudo, é tão fácil! Vocês vão ver.


Bom, para o “Processo de Inicialização” você vai precisar de:
manicure-kit-basico_cuidar-cuticulas
- Amolecedor de cutículas 
Eu só uso o da Risqué – da linha Óleo de Orquídea. Ele vem em um vidrinho de esmalte mesmo e você passa com o pincel. Acho esse ideal porque ele não é tão cremoso e, sendo mais líquido, a pele fica  mais úmida e amolecida muito mais rápido.
- Escovinha para unhas
Sim. Aquelas escovinhas de unhas que você achava que só servia para limpar sujeirinhas hehehe – tem várias marcas no mercado, é só escolher uma de sua preferência =)
- Palitinho de laranjeira ou espátula
Ultimamente tenho usado só o palitinho, porque será ele que vou utilizar para limpar o esmalte no final e aí, ele já faz o contorno certinho que eu quero e se tiver algum “obstáculo”, ele avisa.
- Alicate para cutículas
Sim, minha gente! Alicate! Ele é nosso amigo, é só saber usar. Escolha um bom e bem afiado. Se ele estiver “cego” vai estragar o processo e ainda te machucar! Uso sempre os da Mundial.
- Hidratante específico para cutículas
Uso a PrimeCuticle porque eu que fiz como falei no post anterior, ela é meio que “10 em 1″, sabe? Já tem a ponta que serve de espátula para fazer o contorno e o óleo em si é todo voltado para esse objetivo: tratar e regenerar as cutículas e ainda, o bônus de dar um trato nas unhas =) Você pode adquirir online aqui ou em algum ponto de venda pelo país.
Cerinhas, óleos para outro uso etc, também servem, mas não garanto o resultado. Ou melhor, garanto: já usei tanta coisa que desisti delas hehe
Creme hidratante para as mãos
Uso qualquer um que seja específico para as mãos. Gosto muito da linha Ekos da Natura mas tenho usado um da “BioSegredo” – paguei muuito barato (algo por volta de R$3, um frasco de 300ml) e ele cumpre muito bem o seu papel.


PASSO 1 
Amolecer
Depois de tirar o esmalte e lixar as unhas (sempre prefiro lixar as unhas quando elas ainda estão durinhas! Dá mais certo!) passe o amolecedor de cutículas em todas seus dedos. ATENÇÃO:não economize, tá? É para besuntar mesmo, espalhar bastante, embaixo das unhas, nas cutículas…aplique o produto (não esfregue para que ele seja absorvido, ele precisa ficar na superfície mesmo) e aguarde por volta de 3 a 5 minutos.
amolecedor-cuticulas-risque
PASSO 2
Esfoliar com a escovinhaDepois dos minutinhos com o amolecedor, é a hora de esfoliar. Aposto que tem gente perguntando porque eu não uso um esfoliante, né?! Então, sabe o que é? É que ele não funciona nesse caso hehe – uso essa técnica da escovinha há um tempinho e posso apostar que é a melhor para tirar o excesso de pele morta e deixar as cutículas limpinhas e bonitas. Toda a pelinha morta sai, é bem mágico. Não tem segredo: pegue a escovinha e esfregue bastante e suavemente cada dedo. O segredo aqui é o tempo e não a força, ok? Pense na vida, cante uma música, veja novela…eu esfrego por volta de 1 minuto cada dedo. É até você ver que não existe mais nenhum resquício de amolecedor e a cutícula tá “nos trinques”! Caso você ache necessário, pode colocar mais amolecedor e esfregar mais uma vez.
DICA BÔNUS: sabe quando você tira um esmalte e a pele fica toda manchada da cor do dito cujo?! Então, não adianta ficar gastando horrores de removedor e algodão para tentar limpar porque não vai sair. É só usar essa dica da escovinha que a pele fica super limpinha! Passa o amolecedor e aí esfrega – #ficaadica!
PASSO 3
Limpar e abrir o caminho das cutículas
Com o palitinho de laranjeira ou uma espátula, faça o contorno nas cutículas (bem suave, tá gente? Nada de cavocar!) em forma de “U” várias vezes (como mostra a figura abaixo) de uma ponta da unha, até a outra. Eu gosto de usar o palitinho porque, como eu falei, se tem alguma coisinha no meio ali das cutículas, ele “trava” e me avisa e então eu sei o que devo tirar no próximo passo com o alicate. A ideia aqui é limpar mesmo o caminho das cutículas, deixar a voltinha delas bem feitinha com o contorno natural e bonito. Pode passar várias vezes e se “saltar” alguma coisa, não se preocupe que já vamos resolver isso.contorno-cuticulas
PASSO 4
Cortar o que está sobrando
E é aqui que o alicate perde a fama de mau e ganha nosso coração. Depois de fazer o contorno das cutículas, com o palito ou a espátula, é normal alguma pelinha “querer sair”. E se ela tiver vontade, vamos matar a vontade dela, oras. É simples. Sua pele ainda está úmida e levemente amolecida (o que é ideal para o corte, nada de ficar com aquela pele “cozida” hein, porque aí você corta mais do que precisa!! Por isso o amolecedor é melhor do que o potinho com água!) então, veja onde tem esse excesso que “pulou pra fora” depois de fazer o contorno, vá até lá com o alicate e dê um cortezinho. Nada de cutucar, querer fazer a volta toda da cutícula com ele, nada disso. É só para “aparar as pontas” mesmo. Um picotezinho e pronto. Parece que não vai dar certo, né? Mas acredita que dá! =) Volto a lembrar que o alicate precisa estar afiado, ok?
PASSO 5 e 6
Hidratar e massagearDepois de tirar toda a pele morta e cortar o que estava sobrando essa é a hora que a pele mais vai gostar: a da hidratação. Quando decidimos parar de cortar as cutículas a palavra-chave para que o novo processo seja bem-sucedido é essa: hidratação. Não tem outro segredo. Quanto mais você hidratar, melhor sua pele vai ficar. Como disse antes, eu uso a minha PrimeCuticle para isso porque ela foi desenvolvida para esse propósito. Os componentes não só vão hidratar mas também regenerar e revitaliar a pele. Com isso, a tendência das cutículas recuarem cada dia mais, é maior. Mas se você ainda não tem a Prime, usa o que tiver a seu alcance e hidrante bastante, passe o produto por toda  cutícula e também nas unhas.
       E por fim, use seu creme hidratante para mãos de preferência até sua total absorção, massageando bem :) Pronto! Cutículas bonitas, recuadas e sem machudados!
Daí vem a parte legal: pintar! *____* Mas daí esse é assunto para outro post! =D
Uso esse o PI quando vou fazer as unhas, ou seja, trocar de esmalte. Às vezes não sinto necessidade então só tiro o esmalte, passo a Prime e já esmalto. Mas se eu fico alguns dias sem hidratar as cutículas e vejo que elas querem começar a ficar ressecadinhas, faço todo esse “ritual” e pronto. Muito fácil, né?!
Hoje em dia, depois de quase 4 anos sem tirar as cutículas, raramente uso alicate porque quando faço o contorno já está tudo limpo, sabe? Mas no começo eu sempre cortava o que saía mesmo e até mesmo os cantinhos, se me incomodavam. O que não pode é cortar tudo e mais um pouco, de uma maneira bem funda e mexendo na estrutura das cutículas.
No começo, parece que as cutículas nunca vão ficar fininhas…mas a cada dia que passa, elas vão ficando quietas e no lugar pois a tendência é elas recuarem cada vez mais.
Depois do processo de inicialização, você deve hidratar todo dia, toda hora COM OU SEMesmalte. Mas NÃO fique sem hidratar. Faça sempre “o contorno” das cutículas com o produto da sua preferência. Tem que ter paciência? Sim! Mas também muita persistência! Com o passar do tempo você nem mais vai se lembrar como era tirar toda a cutícula e aquele trabalhão todo! Eu garanto! :) Sempre que você sentir necessidade, é só fazer o processo de inicialização que tudo fica bonitinho. E, cada dia que passa ele vai ser menos necessário porque sua pele já terá chegado ao estado de regeneração total.
Se tiverem mais alguma dúvida, por favor, deixem nos comentários que vou procurar responder tudo, ok?!
Espero que tenham gostado! ;)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao Topo da Página